Instituto do Psicólogo

6 PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

6 PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
areas

Ei Psi! Se é a primeira vez que você está por aqui, gostaria de te desejar as boas-vindas. É um enorme prazer para mim poder compartilhar com você um pouquinho sobre esse fascinante universo que é a Psicologia. Então, bora!

Primeiramente, não é raro os estudantes de Psicologia ficarem perdidos sobre a área em que querem atuar. Com ‘áreas de atuação’ quero dizer os campos onde os conhecimentos da ciência psicológica são aplicados na prática.

Acredito que onde têm gente sempre cabe a Psicologia, pois os cuidados com a saúde mental são importantes em todos os contextos.

Dito isso, fica aquela dúvida: “Se onde tem gente, dá pra aplicar os conhecimentos da Psicologia, quais são essas áreas, então?”. Keep calm que vou te apresentar sobre elas logo abaixo.

Vamos começar com a área que é mais conhecida e mais tradicional na Psicologia, a área de Psicologia Clínica.

 

  • PSICOLOGIA CLÍNICA

 

Esta é a área que mais absorve profissionais. Reflexo também da formação acadêmica que é mais direcionada para a área clínica. O psicólogo e a psicóloga inseridos nesta área podem prestar serviços de psicoterapia (individual, em grupo, presencial e/ou on-line), orientação vocacional, psicodiagnóstico, dentro outros.

Através da abordagem teórica escolhida pelo profissional, os trabalhos são direcionados na prática. Além do tratamento de transtornos mentais como, por exemplo, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, estresse, etc., o trabalho na clínica também pode ser voltado para a identificação e o fortalecimento das potencialidades da pessoa. O trabalho é personalizado de acordo com a demanda de cada paciente/cliente.

 

  • PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

 

De modo geral, nesta área (conhecida como POT) os conhecimentos da Psicologia são aplicados ao mundo do trabalho e das organizações. Serviços como recrutamento e seleção de pessoas, avaliação de desempenho, consultoria organizacional, avaliação do clima, aplicação de testes psicológicos são realizados frequentemente pelos psicólogos que atuam nessa áreas.

Infelizmente, os cursos de graduação em Psicologia não preparam o profissional de forma adequada pra atuar nessa área. Assim, para um trabalho excelente é necessário buscar conhecimentos de outras áreas como administração, sociologia e antropologia.

 

  • PSICOLOGIA SOCIAL

 

O psicólogo que atua nesta área trabalho junto à comunidade podendo desenvolver políticas públicas que promovam a saúde mental da sociedade. Geralmente, estes profissionais estão nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), programas sociais, postos de saúde, dentre outros. O trabalho também é realizado de forma interdisciplinar com profissionais como assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, etc.

 

  • PSICOLOGIA HOSPITALAR

 

Esta é uma área onde a presença do psicólogo é muito importante. Além do atendimento individualizado, o psicólogo hospitalar atua com pacientes em fase terminal e famílias enlutadas.

O trabalho se estende também para os outros profissionais da instituição como médicos, enfermeiros visando o bem-estar e a promoção da saúde mental destes profissionais. Como este é o contexto onde fica em evidência o bem mais precioso que temos, a vida, este profissional pode ajudar a lidar com as emoções vivenciadas neste local.

 

  • PSICOLOGIA ESCOLAR

 

Esta é a área da Psicologia que faz interface com a Educação. O psicólogo nesta área pode auxiliar de diversas formas como, por exemplo, na avaliação e tratamento de distúrbios relacionados à aprendizagem, análise do perfil de estudantes, orientação profissional, desenvolvimento de políticas educacionais, dentre outros. Além disso, a orientação para pais é outro trabalho que pode ser realizado pelo psicólogo nesse contexto. A atuação é conjunta com pedagogos, diretores e professores.

 

  • PSICOLOGIA JURÍDICA

 

A Psicologia Jurídica (ou forense como também é conhecida) articula os conhecimentos da Psicologia e do Direito. Geralmente, os psicólogos que optam por trabalhar nessa área estão presentes nos fóruns.

Um dos trabalhos mais demandados nesta área é a avaliação psicológica e emissão de laudos e pareceres de acordo com cada demanda. Uma delas por exemplo, é sobre a guarda de uma criança. O psicólogo faz o acompanhamento, avalia psicologicamente e ao final emite um documento sobre o caso que é encaminhado ao Juiz.

Estas são algumas das principais áreas de atuação do psicólogo. No site do Conselho Federal de Psicologia (CFP) têm informações também sobre outras áreas da Psicologia.

Vou deixar o link abaixo pra você acessar, mas antes me diga Psi, qual dessas áreas você mais gosta e mais se identificou? Deixe nos comentários abaixo e até a próxima.

Link do CFP: https://site.cfp.org.br/