Instituto do Psicólogo

DINHEIRO X PSICOLOGIA

DINHEIRO X PSICOLOGIA
money

De acordo com o site do Conselho Federal de Psicologia, hoje, no Brasil, o número de psicólogos é superior a 400 mil profissionais, um número bastante expressivo, principalmente se levarmos em consideração os preconceitos que rodeiam a profissão. E é justamente sobre um desses preconceitos/mito que esse texto vai abordar.

Não é incomum escutarmos alguns profissionais da área, tecendo verdadeiros discursos colocando a Psicologia praticamente como um trabalho voluntário, social, que não pode visar lucros, afinal, “psicologia é por amor”. Mas antes de expressarmos nossa opinião sobre a questão, vamos pontuar alguns fatos.

O curso de Psicologia costuma ter em média 5 anos de duração, nas faculdades particulares, o valor das mensalidades não são tão acessíveis, os estágios nem sempre são remunerados, a quantidade de livros que se precisa ler ao longo do curso e depois da formação, é considerável.

Os custos de uma especialização ou formação também não são baixos, e há uma necessidade do profissional sempre se manter atualizado, independente do seu campo de atuação. Somado a todos esses fatos, ainda somos uma profissão que não tem seu devido valor já estabelecido, mesmo com essa tendência de valorização que estamos passando.

Sendo assim, qual a razão de ainda termos discursos contrário ao psicólogo ganhar bem, ou de almejar ficar rico com a profissão?

Não vamos aqui entrar no contexto histórico que talvez esteja por trás dessa crença, mas a questão é que, gostando ou não do modelo econômico capitalista, é nele que vivemos, e buscar ter uma maior valorização financeira, não infringe o código de ética, não significa que não tenha amor e paixão envolvidos no trabalho, nem nos impede de atender as classes sociais que não tem condições financeiras de pagar, por exemplo, por um atendimento clínico.

Não é incoerência o psicólogo querer e buscar ganhar muito dinheiro com o seu conhecimento, nosso amor e comprometimento com a área não está condicionado ao valor que podemos cobrar.

E aí Psi, o que você pensa sobre isso? Deixe sua opinião nos comentários.