Olá, Psi! Boas-vindas ao blog do IP. É um prazer ter você aqui com a gente. Podemos falar em Psicologia ou Psicologias? Vamos começar falando sobre o seu significado.
A palavra Psicologia, em seu significado literal é “estudo da alma”, o que por si só, já é um conceito muito bonito e rico, filosoficamente falando. Ainda mais se lembrarmos de Aristóteles, grande filósofo grego, que definia que a alma e o corpo eram um só, não se dividia, ou seja, Aristóteles, de certa forma, já estava em consenso com o que temos hoje, o conceito do ser biopsicossocial e espiritual, onde se busca cada vez mais entender o ser humano como um todo, envolto em questões multifatoriais.
A Psicologia, enquanto ciência e profissão estuda o comportamento humano e seus processos mentais, com o intuito de promover a saúde, tanto em contexto de comunidades, como também em pequenos grupos, ou individualmente. Nos dias atuais, a Psicologia tem evoluído muito, permitindo ao profissional da área ter uma visão mais holística do ser humano.
Ela está presente nos diversos campos de atuação, hospitais; clínicas; centros esportivos; escolas; ONG’s; bases militares, empresas; prefeituras; órgãos públicos; enfim, onde há pessoas e relacionamento interpessoal, há possibilidade de estudo e aplicação da Psicologia.
Um único indivíduo é composto por uma série de questões, o que faz dele um “universo” de subjetividade. Buscar a compreensão desse universo e, se me permitem continuar a analogia, dessa galáxia que é a humanidade, é sem dúvida, apaixonante.
E aí, Psi! Por que você escolheu a psicologia? Ou melhor, para quê a psicologia escolheu você? Deixe aí nos comentários.